Ricardo Vilas – Canto De Liberdade

Publicado por Ricardo Vilas · 3 min · 

Dentro de alguns dias será lançada a campanha de financiamento coletivo do Canto de Liberdade !

O projeto de Ricardo Vilas “Canto de Liberdade” e o chamamento ao publico
Hoje mais que nunca é importante que a linha direta entre o artista e o público seja uma realidade.
A produção e a distribuição de música, e produtos culturais em geral, está concentrada na mão de grandes empresas e conglomerados de distribuição e de comunicação. O advento da internet por si só não significa uma maior democratização da produção e do acesso aos produtos culturais.
O público hoje é chamado a apoiar diretamente os projetos que ele considera relevantes para que estes possam se tornar realidade, sob pena de ver nossa cultura cada vez mais banalizada e construída segundo os critérios de uma comercialização fácil, imediata e massiva.
Assim, nascem as campanhas de financiamento coletivo.

A campanha de financiamento coletivo do Canto de Liberdade – a linha direta entre público e artista
O financiamento coletivo (crowdfunding) funciona como uma espécie de compra antecipada: o público paga por um álbum que ainda será feito, com a garantia de ter o dinheiro devolvido pela plataforma caso a campanha não atinja o valor necessário. É uma ideia simples que, além de viabilizar um produto cultural que você considera bom ou importante, ainda elimina intermediários, colocando o público como cúmplice do artista e parceiro direto do seu trabalho.

Metas e prazos da campanha
A campanha dura dois meses, durante os quais você irá recebendo notícias sobre o andamento da arrecadação. Baseado na regra do tudo ou nada, ou se alcança a meta principal dentro desse prazo (e daí se realiza o projeto) ou o dinheiro é todo devolvido aos colaboradores. No nosso caso, a campanha se iniciará no dia 15 de julho próximo, e se encerra no dia 15/09/2017; a data para a entrega do disco e do show (assim como para o começo da entrega das outras recompensas) está projetada para o final de novembro.

Toda contribuição será integralmente destinada à produção do projeto, neste caso dividido em tres etapas. Alcançando a primeira meta – que encerra a fase do tudo ou nada e cobre apenas os custos da gravação, nós produziremos a gravação do CD, financiaremos sua fabricação e o enviaremos aos nossos benfeitores. Realizaremos o show de lançamento com recursos próprios, com a parceria dos músicos e toda a equipe.

Será importante alcançar a segunda meta, pois ela permitirá aprimorar a produção do show, pagando melhor artistas, técnicos envolvidos, assim como o aluguel do espaço e dos equipamentos de som e luz.

Importante ainda chegar à terceira meta, pois ela possibilitará uma divulgação mais efetiva e eficiente, tanto do CD quanto do show de lançamento.

Colaborações e recompensas
Mas não estamos apenas pedindo uma doação financeira de sua parte. Em troca, previmos uma série de recompensas, cuja lista estamos preparando.

Você vai encontrar 9 sugestões de contribuições ligadas a 9 pacotes, com várias recompensas cada um. Daí é só escolher e clicar. Vale dizer que você pode escolher mais de um pacote ou até repetir a opção. Você também pode contribuir com o valor de um pacote, mesmo que prefira abrir mão de quaisquer das recompensas nele listadas.

Pode, por fim, apenas contribuir com qualquer valor, sem receber nada em troca, clicando no botão “Apoiar esta campanha” e, em seguida, marcando a opção “Não quero recompensas”.

As colaborações sugeridas vão desde R$35,00 (para receber o CD em casa) até R$3.000,00 (Benfeitor “Ouro”, que além do CD recebe um show do artista) passando por vários outros valores e recompensas entre os dois extremos.

Além de sua colaboração financeira, vamos solicitar que você divulgue na sua rede a nossa campanha de financiamento coletivo, pois precisamos de muitos benfeitores para que nosso projeto se torne realidade. E se você o considera importante, a ponto de colaborar financeiramente, compartilhe-o com sua rede de contatos.

Você poderá colaborar dentro de alguns dias, estando ciente que a plataforma garante a devolução de sua contribuição, caso a campanha não arrecade o suficiente para atingir a sua primeira meta, e você receber a sua recompensa.

Colabore, compartilhe e curta com a gente!
Preparamos esta campanha com muita dedicação, cuidado e carinho, para que você se sinta à vontade em colaborar nesse sistema de financiamento coletivo e, principalmente, para que você ao receber seu CD, se sinta mais que um simples consumidor de CD, e sim um co-financiador ativo que permitiu que este projeto acontecesse!

De que trata o Canto de Liberdade
O álbum traz um repertório composto por quatorze músicas; por um lado, sete canções de protesto, de resistência e de amor que se fizeram ouvir, mesmo durante os anos de chumbo da repressão e da censura da ditadura militar, e que cantam ainda hoje a liberdade. Dentre estas, ‘Marcha da Quarta Feira de Cinzas’ (C. Lyra e Vinicius), ‘Ponteio’ (Edu Lobo e Capinam), ‘Opinião’ e ‘A Voz do Morro’ (Zé Keti), ‘Aquele Abraço’ (Gilberto Gil).
Por outro lado, sete composições autorais de Ricardo Vilas, quatro inéditas, e três regravações, respeitando a temática do “Canto de Liberdade”. Vale citar ‘Anjos (Para Sonia e Stuart)’, a faixa título ‘Canto de Liberdade’, e a nova versão de ‘Estrela da canção’.

Fiquem ligados, compartilhem! Dentro de alguns dias será lançada a campanha de financiamento coletivo do Canto de Liberdade !